2019
Info: Commissioned by Fundação Casa da Música (Portugal)
Instrumentation: 2.2.2.2. – 4.2.2.1 – Tp. Perc. (5) – Strings
First Performance: Porto, Casa da Música – Sala Guilhermina Suggia, 2019.06.29 by Orquestra Energia Fundação EDP, dir. José Eduardo Gomes
Duration: 8’
Program notes: [PT] [ENG]
[PT] Peça realizada para jovens aprendizes. Dos desafios a que se procurou responder em Sim.fonia a apresentação de uma peça dividida em diferentes andamentos foi um deles; outro, passou pela exposição de um mundo sonoro diversificado (!) com algumas combinações instrumentais suis generis protagonizadas, sobretudo mas subtilmente, em conjunto com o naipe da percussão.
A ponte entre o primeiro e último andamento é clara: ambos são tonais mas, graças a uma simples técnica, própria doutras eras, acaba por nunca lhe ser dada a oportunidade de se estabilizar em tonalidade alguma e assim andar numa roda que poderia ser infinita. Desta possível infinitude nasce um certo humor que é reforçado com uma acentuada presença de dramatismo harmónico (que fará lembrar o período romântico) depois, confirmado por objectos que pretendem acalmar a Sim.fonia! A ideia do som destes objectos vai assumir-se em ideia de som/tímbrica num segundo andamento mais dedicado à exploração de pequenas técnicas de produção de som nos instrumentos em geral. Porventura, este segundo andamento será o mais simples mas esteticamente exigirá uma nova postura dos jovens intérpretes que lhe darão a verdadeira vida.
[ENG] Composition made for very young musicians. One of the challenges that Sim.fonia tried to answer it was the presentation of a piece divided into different movements; another one, went through the exhibition of a diversified sound world (!) with some original combinations together with the percussion. The bridge between the first and last movement is clear: both are tonal, but both never end up being given the opportunity to stabilize in any tonality and thus ride on a wheel could be infinite. From this possible infinity a certain humour is born, reinforced with a strong presence of harmonic dramatism (which will remind us of the romantic period), later confirmed by objects that intend to calm Sim.fonia! These ideas of sound will derivate into the idea of sound/timbre in a second movement dedicated to the exploration of small instrumental techniques. Perhaps, this second movement will be the simplest but aesthetically it will require a new attitude from these young interpreters who will give it the real life.