SIM.FONIA for Youth Orchestra

Date
Category
Orchestra

Info: Commissioned by Fundação Casa da Música (Portugal)

Instrumentation: 2.2.2.2. – 4.2.2.1 – Tp. Perc. (5) – Strings

First Performance: Porto, Casa da Música – Sala Guilhermina Suggia, 2019.06.29 by Orquestra Energia Fundação EDP, dir. José Eduardo Gomes

Duration: 8’

 

Program notes: [PT] [ENG]

[PT] Peça realizada para jovens aprendizes. Dos desafios a que se procurou responder em Sim.fonia a apresentação de uma peça dividida em diferentes andamentos foi um deles; outro, passou pela exposição de um mundo sonoro diversificado (!) com algumas combinações instrumentais suis generis protagonizadas, sobretudo mas subtilmente, em conjunto com o naipe da percussão.

A ponte entre o primeiro e último andamento é clara: ambos são tonais mas, graças a uma simples técnica, própria doutras eras, acaba por nunca lhe ser dada a oportunidade de se estabilizar em tonalidade alguma e assim andar numa roda que poderia ser infinita. Desta possível infinitude nasce um certo humor que é reforçado com uma acentuada presença de dramatismo harmónico (que fará lembrar o período romântico) depois, confirmado por objectos que pretendem acalmar a Sim.fonia! A ideia do som destes objectos vai assumir-se em ideia de som/tímbrica num segundo andamento mais dedicado à exploração de pequenas técnicas de produção de som nos instrumentos em geral. Porventura, este segundo andamento será o mais simples mas esteticamente exigirá uma nova postura dos jovens intérpretes que lhe darão a verdadeira vida.

 

[ENG] Composition made for very young musicians. One of the challenges that Sim.fonia tried to answer it was the presentation of a piece divided into different movements; another one, went through the exhibition of a diversified sound world (!) with some original combinations together with the percussion. The bridge between the first and last movement is clear: both are tonal, but both never end up being given the opportunity to stabilize in any tonality and thus ride on a wheel could be infinite. From this possible infinity a certain humour is born, reinforced with a strong presence of harmonic dramatism (which will remind us of the romantic period), later confirmed by objects that intend to calm Sim.fonia! These ideas of ​sound will derivate into the idea of ​​sound/timbre in a second movement dedicated to the exploration of small instrumental techniques. Perhaps, this second movement will be the simplest but aesthetically it will require a new attitude from these young interpreters who will give it the real life.